sexta-feira, 15 de outubro de 2010

LIL’ RAY NEAL

Denilson, Lil'Ray & Henrique
Raful Neal III, o guitarrista de Blues Lil’ Ray Neal (na foto com este articulista) foi o terceiro mais velho de dez filhos do Mestre do Blues Raful Neal, ou seja, o Blues é um código genético que carrega o bluesman Lil’ Ray Neal.

Lil’ Ray nasceu em 1960, em uma pequena aldeia rural nos arredores de Baton Rouge, Lousiana (Estados Unidos) e iniciou na música ainda criança ouvindo seu pai e os músicos de sua banda. Entre eles estava o hoje Mestre do Blues, Buddy Guy, que teve grande influência na formação do jovem guitarrista.

O avô de Lil’ Ray tinha uma casa de Blues e ali, aos 12 anos, o bluesman começou a tocar. Em 1975, formou uma banda com seus irmãos. Em 1980, migrou para o Canadá. Ao voltar para os EUA, tocou novamente com seu pai e ao lado de outros grandes nomes do Blues, como James Cotton, Lil Milton Campbell, Big Mamma Thornton e Bobby Rush.

Lil’ Ray Neal vem excursionando pelos EUA e Europa e chegou a Porto Alegre dia 18 de julho de 2010, com apresentação no Átrio do Santander Cultural. O projeto traz os músicos em apresentações individuais, mas num ambiente mais intimista. Durante pouco mais de uma hora, o bluesman norte-americano tocou clássicos do Blues, como “The Sky Is Crying” e “Blues It’s All Right”, intercalados com composições mais ‘swingadas’, onde Lil’ Ray mostrou ótima técnica em sua guitarra semi-acústica. Também tocou algumas baladas. O público aplaudiu em pé!

Texto: Denilson Rosa dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário