domingo, 6 de novembro de 2011

JIMMY BURNS


Jimmy Burns & Denilson Reis

O bluesman Jimmy Burns (na foto com este articulista), embora contemporâneo, combina as suas raízes do Blues do Delta com as modernidades do Rhythm’blues e o Soul, criando um estilo próprio. Nascido no Mississippi em 1943, começou escutando e amando a música dentro da Igreja e dos Blues que ouvia na rua quando desfilava pelo Delta. Aos 12 anos mudou-se para Chicago e com 16 cantava em grupos vocais com destaque para o Gospel. Enquanto seu irmão mais velho, Eddie Burns, acompanhava o Mestre John Lee Hooker. Mas nos anos 1960 também flertou com o Folk e tocou com Jeff Beck e The Yardbirds. Logo em seguida formou sua própria banda.

Após resolver formar sua família, deu um tempo em sua carreira e ao longo dos anos 1970 e 1980 ficou mais perto de casa, tocando e cantando em clubes e salas de concerto em torno de sua cidade. Sem perder a alma do Blues, Burns volta a ativa em meados dos anos 1990 e acabou ganhando alguns prêmios e indicações ao WC Handy Award – o Oscar do Blues. Fez uma série de apresentações por todo os Estados Unidos, Canadá, Europa e Japão. São três discos próprios e um DVD como registro de sua carreira.

Esta figura importante do Blues norte-americano veio a Porto Alegre para tocar no Átrio do Santander Cultural e apresentar seu novo disco “Leaving Here”. Jimmy mostrou que possui um voz muito marcante e canta com a alma de quem realmente foi influenciado pelo gospel das Igrejas, com muita emoção nas interpretações. Tocou rhythm’blues e baladas, mas impressionou a platéia que o ovacionou quando desfilou standers do Blues dos Mestres BB King e Jimmy Reed. E, ainda emocionou a todos com a balada “Stand By Me” dos Beatles.

Texto: Denilson Rosa dos Reis

Um comentário:

  1. Muito bom, Denilson!!!!!!
    Que bacana ter um cara desse porte por ai'... Bom, vcs tiveram Eric Clapton também, ne'? Cara, eu e o Fabiano Carriero vamos fazer uma expo de Blueseiros aqui em Campinas. Eu ja' fiz uma aqui num circo de Blues (e', isso existiu em Campinas), em BH no Festival de Quadrinhos ha 2 anos e na Croacia (Festival de Blues de Zagreb), agora aqui no Autorock. Da' uma chamada aqui no teu blog e se quiser reproduzir as caricas, fique a vontade! Abracao

    ResponderExcluir