quinta-feira, 25 de julho de 2013

JEFF HEALEY

Arte de Bira Dantas
Nos dias 17 e 20 de agosto de 1997, ocorreu no Teatro do SESI o RS Guitar Festival tendo como atrações: The Jeff Healey Band, Stanley Jordan, e os gaúchos Solon Fishbone, Fernando Noronha e Frank Solari. No dia 20 fui conferir de perto a performance do guitarrista canadense Jeff Healey e me assombrei com a técnica deste guitarrista, que só para constar, é cego e toca com a mão esquerda sorfe o braço da guitarra como se fosse um teclado.

Antes do show de Jeff Healey coube aos blueseiros gaúchos Solon Fishbone e Fernando Noronha aquecerem o público com uma bela apresentação acústica, embora sejam originalmente líderes de bandas de blues elétrico, não decepcionaram neste set de violão e o acompanhamento de Alexandre Rossi na harmônica. Se todos pensam que eles foram corridos do palco para o início do show de Healey, estão enganados. Eles seguraram muito bem a platéia.

Mas o melhor mesmo foi a apresentação  de Jeff Healey e sua banda, que tocaram numa pressão acústica de 125 decibéis, ou seja, no pico (a média seria de 95), o que apavorou o público no início. Mas logo nos primeiros acordes de Healey o público esqueceu a dorzinha no ouvido e curtiu o show. A ideia que se tem é que o show não tem pique, devido ao problema de visão do guitarrista. Ledo engano, Jeff corre pelo palco, pula, faz miséria, como no final do show em que pisa na guitarra e a estraçalha contra o tablado do palco. O público delíra!

Healey tocou clássicos do blues, composições próprias, foi muito simpático e brincalhão com o público e no bis atacou com a balada arrasa quarteirão “While My Guitar Gently Weeps”, de George Harrison.

Texto: Denilson Rosa dos Reis
Ilustração: Bira Dantas (SP)

Um comentário:

  1. “IX CONCURSO PLÍNIO MOTTA DE POESIAS”

    A Academia Machadense de Letras (Machado-MG / Brasil) comunica a realização em novembro de 2013 de seu IX Concurso de Poesias. As inscrições encerram-se no dia 14 de outubro (2013). Para receber gratuitamente o regulamento em arquivo PDF, entre outras informações, favor entrar em contato através do e-mail: machadocultural@gmail.com

    Obs (PS): O tema é livre e aberto a todos de Língua Portuguesa e Espanhola e a taxa de inscrição é de R$5,00 pode ser enviada dentro do envelope.

    Favor verificar o recebimento do regulamento em pdf e jpeg.

    OBS: ESTAREI AQUI PARA TIRAR SUAS DÚVIDAS.

    ResponderExcluir